Serviços
Elevadores Existentes
O que fazemos
SERVIÇOS // ELEVADORES EXISTENTES
Modernização
O projeto básico é o primeiro passo em um processo de modernização bem-sucedido. Os requisitos de segurança das normas técnicas da ABNT pertinentes para cada caso devem ser observados no projeto.
A consultoria para serviços de modernização evita atrasos na entrega, retrabalho, riscos para os usuários, estresse, demandas judiciais e PREJUÍZOS.
A contratação possibilita que as empresas participantes do processo de seleção cotem o mesmo escopo e que seja feita uma contratação melhor e com CUSTO MENOR.
Serviços inclusos
- Inspeção para determinar o escopo ideal
- Pré-qualificação de fornecedores
- Elaboração de carta convite para empresas pré-selecionadas
- Avaliação das propostas e solicitação de ajustes em casos de desvios
- Avaliação dos fornecedores de equipamentos mencionados nas propostas encaminhadas
- Análise final de propostas
- Participação em reunião presencial ou online para apresentação de propostas e definição da contratação dos serviços
O acompanhamento dos serviços de modernização permite o cumprimento do cronograma nos prazos pré-estabelecidos, evitando transtornos causados por atrasos e coibindo possíveis erros ainda na fase de execução.
Na inspeção técnica de recebimento são realizados testes que permitem avaliar a confiabilidade operacional dos equipamentos de segurança, por exemplo, limitador de velocidade, freio de segurança, dispositivo limitador de carga entre outros.
A liberação final do elevador, para uso do público, ocorre mediante a emissão de termo de aceitação por inspetor qualificado que atestará a confiabilidade operacional “SEGURANÇA” do elevador após a modernização.
Serviços inclusos
- Inspeção preliminar antes do início dos serviços para identificar se os componentes são dos fabricantes mencionados no contrato de compra e se todos já estão disponíveis na obra
- Inspeção intermediária para verificar o andamento da obra e minimizar a possibilidade de atrasos na entrega final
- Inspeção de recebimento técnico com a realização de testes específicos em conformidade com as normas ABNT específicas para o tipo de elevador modernizado
- Inspeção final para verificação de “não conformidades” identificadas na inspeção de recebimento técnico
SERVIÇOS // ELEVADORES EXISTENTES
Perícias Técnicas
Os motivos para a realização de perícias técnicas são variados.
Por exemplo, após a conclusão de uma modernização os elevadores continuam apresentando problemas frequentes, podendo ser por motivos diversos: especificação técnica incompleta e/ou incorreta, má qualidade de componentes instalados, serviços executados parcialmente ou sem o devido conhecimento técnico, entre outros.
Em muitos casos a conciliação amigável não é possível, sendo a opção que resta uma demanda judicial que gera ESTRESSE e CUSTOS que poderiam ser evitados, em caso de contratação antecipada do projeto básico.
Perícias também são realizadas para contestar serviços de manutenção deficiente, e em ambos os casos podem ocorrer ACIDENTES com danos materiais e pessoais, ou seja, o resultado pode ser desastroso.
Serviços inclusos
- Análise minuciosa do contrato de modernização e de toda documentação pertinente ao processo de manutenção do(s) elevador(es) ou outros documentos necessários para elucidar os acontecimentos
- Inspeção criteriosa para avaliação do(s) elevador(es) e de suas instalações
- Identificação de problema(s) que ocasiona(m) a instabilidade no funcionamento do(s) elevador(es), com proposição de solução para a resolução do(s) problema(s) encontrado(s)
- Identificação da responsabilidade do ônus das ações corretivas
- Emissão de laudo técnico pericial conclusivo
- Uma inspeção final por elevador após a execução das ações corretivas recomendadas no laudo técnico pericial
SERVIÇOS // ELEVADORES EXISTENTES
Inspeções e Ensaios
Os tipos de contrato de manutenção usuais são: contrato de conservação – sem inclusão de peças – e contrato de manutenção integral – com inclusão de peças.
Independentemente do tipo de contrato uma inspeção periódica é necessária para avaliar o estado de conservação e as condições operacionais dos equipamentos.
Elevadores mal conservados provocam paralisações inesperadas e desgaste prematuro de componentes e, nesse caso, se o seu contrato é de conservação seu condomínio pode estar sendo onerado antes do tempo, se for de manutenção integral você pode estar sendo penalizado pela postergação da troca de componentes e/ou por tempo de equipamento parado para encomenda de peças após uma quebra.
Não assuma CUSTOS e RISCOS que não são seus.
Serviços inclusos
- Inspeção criteriosa para avaliação do estado de conservação e estimativa de vida útil dos principais componentes instalados na(o): casa de máquinas ou espaço da maquinária, caixa de corrida (incluso poço), cabina, contrapeso e pavimentos
- Emissão de laudo técnico conclusivo com orientações para ações corretivas
- Identificação da responsabilidade do ônus de cada correção, CONTRATANTE ou CONTRATADA
- Orientações para adequações técnicas de segurança com identificação de prioridades
- Uma inspeção final por elevador após a execução das ações corretivas
Contratos de gerenciamento permitem a avaliação pontual e criteriosa dos procedimentos de manutenção, defeitos críticos e/ou recorrentes, tempos efetivos de funcionamento dos elevadores e da necessidade de substituição e da vida útil de componentes.
Os intervalos das avaliações periódicas são definidos conforme o tipo do elevador, o grau de utilização e o tempo de instalação. O contrato é personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente, incluindo a realização de uma inspeção anual criteriosa e a emissão do RIA – relatório de inspeção anual.
O gerenciamento permite a redução das chamadas extras, tempos de paralisação, entre outros e resulta em REDUÇÃO DE CUSTOS.
Serviços inclusos
- Elaboração de escopo de manutenção “sob medida” com a definição clara de tarefas e frequências;
- Orientações técnicas a CONTRATANTE para inserção de cláusulas de desempenho no contrato de manutenção, por exemplo, percentual mínimo de disponibilidade por mês, tempo máximo de atendimento em caso de passageiros presos, tempo máximo para troca de peças, entre outros.
- Elaboração de relatórios periódicos com análise de chamadas extras, defeitos e de tempos de disponibilidade;
- Orientações a empresa de manutenção para melhoria da qualidade e eficiência dos serviços prestados.
- Realização de uma inspeção anual criteriosa com a emissão do RIA – Relatório de Inspeção Anual;
- Orientações e esclarecimentos de dúvidas da CONTRATANTE pertinentes a assuntos de elevadores.
Nas principais capitais do país, geralmente a legislação municipal exige a realização de inspeção anual com a emissão por elevador do RIA – Relatório de Inspeção Anual.
Infelizmente, além de ser exigido somente em poucos municípios do país, não existe uma padronização dos componentes que devem ser avaliados e/ou testados.
Portanto, fica a critério da empresa de manutenção definir os componentes e/ou testes, podendo esses serem limitados, por exemplo, devido ao desconhecimento técnico do executor ou por não estar claramente definido no contrato de manutenção.
Existe uma diferença entre o RIA e a realização de testes de segurança periódicos exigidos pela ABNT e que devem ser executados por um inspetor qualificado. Portanto, a mera emissão do RIA não define a segurança operacional de um elevador.
Serviços inclusos
- Teste dinâmico do freio de segurança;
- Teste de funcionalidade operacional abrangendo a velocidade de disparo mecânico e elétrico do limitador de velocidade;
- Teste do freio eletromecânico da máquina de tração: funcionalidade operacional e deslize do freio;
- Testes dos dispositivos de travamento de portas de pavimento;
- Testes de funcionalidade operacional de para-choques (tipo dissipação de energia – hidráulicos) de cabinas e contrapesos;
- Emissão de laudo técnico com resultados e orientações em caso de ajustes.